sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O ALVO DA MATURIDADE E O SEU DESTINO

Hudson Medeiros

Introdução
                  Maturidade: nosso alvo enquanto pessoas que nasceram de novo e receberam a oportunidade divina de ter uma vida com propósito, de viver um destino pensado pelo Pai celestial. Atrás de você e de sua nova vida, há um plano divino que envolve estatura plena, serviço pleno, julgamento pleno, ou seja, plenitude em todos os aspectos, e a glória de Deus.

A IMATURIDADE ROUBA DESTINOS
                  Fique atento aos alertas que você tem recebido ultimamente. Será que todos eles apontam para a necessidade de você crescer como pessoa? Veja o exemplo vivido por aqueles rapazinhos da época de Eliseu; mesmo em um lugar profético, um imaturo pode fazer as escolhas erradas e ter seu destino roubado. II REIS 2: 23-24:

Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo, sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou no nome do Senhor; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos.[1]

            Uns rapazinhos. As palavras nëârim ketannim significam criancinhas bem como homens moços. katon significa não apenas pequeno, mas também jovem, em oposição a velho. E näâr se refere não somente a criança, mas também a um homem moço que chegou à maturidade. Assim é que Isaque foi chamado de näâr aos vinte e oito anos de idade, José aos trinta e nove, e Roboão aos quarenta.
            Aqueles homens moços idólatras, tendo ouvido a respeito da ascensão de Elias, mas não crendo nela, pediram de maneira blasfema que Eliseu seguisse Elias. Por impulso divino, o profeta pronunciou uma maldição “em nome do Senhor”. A maldição veio acompanhada de imediato por um terrível juízo, evidenciando-se assim a fonte de onde o juízo havia procedido.[2]
            Quando algo se encontra nos estágios iniciais, frequentemente há falta de maturidade e de entendimento, o que pode abrir a porta para a inconsistência. Este é o tempo de buscar a maturidade, de tê-la como alvo, pois ela diferencia os meninos dos maduros.

A SABEDORIA E OS MADUROS
                  Diz a palavra de 1 Coríntios 2.6: “Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada”.
            A base para o entendimento do dom da profecia, por exemplo, é o entendimento das questões do amor. Todo profeta deve ser aperfeiçoado no amor, deve ser alguém que buscou como alvo crescer no amor, receber revelação da Palavra e ter experiências que consolidem tais verdades. É preciso perseverança, determinação e ter isso em mente a cada dia.
            Deixe bem claro para você mesmo que a sabedoria desta era ou dos poderosos desta era está sendo reduzida a nada. Veja lá que sabedoria você está seguindo, pois a imaturidade pode advir da loucura do mundo quando a seguimos. Cerque-se de pessoas sábias que o ajudarão a amadurecer e a chegar na plenitude do seu destino.

JESUS CRISTO: UM EXEMPLO DE CRESCIMENTO
              “E o  menino crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel” (Lc 1:80). “E  crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” ( Lc 2:52).
         O único exemplo que não abandono nunca é meu Senhor, meu amado mestre, meu dono, aquele que manda em minha vida, que me inspira, me motiva, me mostra coisas profundas e novas que me levam além de meus limites.
         Ele cresceu como homem, amadureceu, e teve isso como alvo desde pequeno; ele buscava sempre uma nova estatura. 

ELE DESEJAVA UMA NOVA ESTATURA
1) Altura de uma pessoa (Lc 2.52).
2) Estado de completo desenvolvimento; maturidade (Ef 4.13)[3]:  “...até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento  do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”[4].
     Ele viveu seu destino porque cresceu e quando cresceu. E você?

ELE CRESCIA EM GRAÇA PARA COM O PAI E COM OS HOMENS[5]
O significado de graça:
1) O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele (Sl 90.17; Ef 2.5; Tt 2.11; 2 Pe 3.18).
2) A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus (Sl 84.11; Rm 6.1; Ef 2.7).
3) A influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé (Rm 5.17; 2 Co 12.9; Hb 12.28).
4) Louvor; gratidão (Sl 147.7; Mt 11.25).
5) Boa vontade; aprovação; MERCÊ (Gn 6.8; Lc 1.30, 2.52).
6) Beleza (Pv 31.30).
7) Bondade (Zc 12.10).
8) “De graça” é “sem pagar” (Gn 29.15; Mt 10.8).[6]

            Ele cresceu, amadureceu diante do Pai e dos homens. Ele conseguiu e deixou o caminho preparado para você e para mim. Vamos lá, é só perseguir o alvo da Sua semelhança. Vamos! Levante-se de sua limitação e avance com Ele.

DEUS DESEJA QUE O HOMEM CRESÇA
            É muito bom saber disto, que, ao nos fazer pessoas, Ele viu toda essa inteligência sendo desenvolvida e aplicada a cada dia dentro da vida que Ele nos deu nos dias planejados para este lado da vida.
            Chegou o tempo de deixar feridas e limites que vieram para resistir o seu destino. Mergulhe em Cristo e avance, meu amado fratello. Vamos crescer, vamos buscar a maturidade como um alvo na vida e nos encher de Cristo, sua sabedoria, seu conhecimento, discernimento e entendimento.

Um grande abraço. 










[1] Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995; 2005.
[2] Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005.
[3] Kaschel, W., & Zimmer, R. Dicionário da Bíblia de Almeida. 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999;2005.
[4] Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995; 2005.
[5] Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil, 1995; 2005.
[6] Dicionário da Bíblia de Almeida. 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005. 

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Marcos Goudam disse...

Alvo: CRESCER!!!
Reconheço em vc maturidade e paternidade.
Vc é benção de Deus em minha vida.
Abreijão.
Marcos Goudam
Fsa/BA

23 de dezembro de 2011 19:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial